Chorinho

Muito bom dia e muito obrigado mais uma vez pela sua audiência e pela sua paciência caro ouviente que hoje nos acompanha na história desse belo gênero musical que é o chorinho.

 

O choro, popularmente conhecido como chorinho, é um gênero musical de mais de 130 anos. Ele é considerado o primeiro gênero musical urbano, tendo nascido na antiga capital do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.

É interessante notar que até a década de 1880 considerava-se o choro uma forma de se tocar música e não como um estilo musical. Desde a metade do século XIX o que se chamava de choro era a improvisação feita a partir da música européia e africana que utilizava a flauta, que conduzia a melodia principal, o cavaquinho e o violão. Essa música animava os bailes de então.

O pai desse gênero é Joaquim Callado, que compôs o primeiro choro “A flor amorosa”. Nos anos 1920 esses conjuntos começam a receber influências do jazz norte americano e o saxofone vira instrumento chave do choro, tendo como principal nome Pixinguinha, que também fazia seus improvisos com a flauta transversal. A partir desse momento a música instrumental ganha letra e passa a ser cantada: é o conhecido samba-choro.

Alguns dos choros mais conhecidos são "Tico-Tico no Fubá", de Zequinha de Abreu, "Brasileirinho", de Waldir Azevedo, "Noites Cariocas", de Jacob do Bandolim, "Carinhoso" e "Lamento" de Pixinguinha e "Odeon", de Ernesto Nazareth.

Questões

 

1-     Onde nasce o choro e qual a sua particularidade enquanto gênero musical?

2-     Ele deriva de que tipos de música?

3-     Em que contexto ele era tocado?

4-     Que inovações aparecem na época e com Pixinguinha?

Chorinho.mp3

 

Forró

 

Bom dia caros amigos ouvientes, é com prazer que hoje inicio esse programa que falará sobre o forró.

 

O nome forró deriva de forrobodó, "divertimento pagodeiro", segundo o folclorista Câmara Cascudo. Tanto o pagode como o forró são festas que foram transformadas em gêneros musicais. O forrobodó, "baile ordinário, sem etiqueta", também conhecido por arrasta-pé, bate-chinela ou fobó, sempre foi movido por vários tipos de música nordestina (baião, coco, rojão, quadrilha, xaxado, xote).

Uma versão fantasiosa chegou a atribuir a origem do forró à deturpação da pronúncia dos bailes for all (para todos), que no começo do século os engenheiros ingleses da estrada de ferro Great Western, que servia Pernambuco, Paraíba e Alagoas, promoviam para os operários nos fins de semana. 

Com a imigração de grandes camadas da população nordestina para a região sudeste, inúmeras casas de forró foram abertas geralmente nas periferias antes de tornar-se modismo entre parte da juventude e estabelecer seus domínios nas regiões mais abastadas. Em 2000 o forró vira moda nos meios universitários e o ritmo das festas é dominado por essa dança. Muito fácil de aprender em seus passos básicos, o forró faz com que todos se divirtam e possam paquerar!

 

Questões

 

          1-     O Forró antes de ser um gênero musical era o que?

          2-     Qual é sua origem fantasiosa?

          3-     Como ele chega ao sudeste?

          4-     Quando ele se torna moda?

Forró.mp3

Capoeira

Caros amigos ouvintes, a edição desse programa preparou hoje para vocês um especial sobre a capoeira. Hoje falaremos das suas raízes, da sua história e dos seus estilos.

O Brasil ainda era colônia de Portugal quando a capoeira começou. Foi ainda no século XVI que os escravos desenvolveram formas de proteção contra a violência e repressão dos senhores de engenho.

Os escravos estavam proibidos de praticar qualquer tipo de luta, o que todavia não impediu que utilizassem o ritmo e os movimentos das danças africanas, adaptando-o a um tipo de luta. Surgia a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança.

Ela era praticada em terreiros próximos às senzalas e eram uma forma de manutenção de uma cultura criada no contexto esclavagista, além de servir como o alívio das tensões do trabalho e ajudar na manutenção da saúde física. Muitas vezes, as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos, chamados na época de capoeira ou capoeirão. Do nome deste lugar surgiu o nome desta luta.
Até o ano de 1930, a prática da capoeira foi proibida no Brasil e os capoeiristas eram presos pela polícia, por isso ela era praticada às escondidas. Em 1930 mestre Bimba, importante capoeirista, apresentou a luta para o então presidente
Getúlio Vargas. O presidente gostou tanto desta arte que a transformou em esporte nacional brasileiro. A luta dançante é até hoje uma espécie de produto de exportação, assim como o samba que também foi proibido por muito tempo e que uma vez saído da marginalidade se tornou o símbolo da música nacional.

A capoeira possui três estilos que se diferenciam nos movimentos e no ritmo musical de acompanhamento. O estilo mais antigo, criado na época da escravidão, é a capoeira angola. As principais características deste estilo são: ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia. O estilo regional caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, sendo que as acrobacias não são utilizadas. Já o terceiro tipo de capoeira é o contemporâneo, que une um pouco dos dois primeiros estilos.

Questões

1-     Quando surgiu a capoeira?

2-     Qual era a função de sua prática?

3-     De onde vem o seu nome?

4-     Quando ela ganhou notoriedade nacional e por que?

A capoeira.mp3

Marchinas de Carnaval

 

Muito bom dia à vocês queridos ouvientes que nos acompanham em mais um dia de transmissão cultural de nosso programa de rádio. Hoje ele está dedicado às músicas divertidas e singelas que são as marchinhas de carnaval.

 

A marchinha é a música típica dos carnavais de salão entre os anos 20 e 60. Mesmo quem não participou da festa nestes anos conhece ao menos três músicas desse gênero. São músicas curtas, com uma ou duas estrofes de fácil memorização e letras carregadas de duplo sentido que divertem e fazem rir os foliões. Muitas delas são tocadas até hoje nas festas e são apreciadas por todos. Esse ritmo é diretamente derivado das marchas populares portuguesas, partilhando com elas o compasso binário das marchas militares.  

A primeira marcha brasileira foi a composição de 1899 de Chiquinha Gonzaga, intitulada Ó Abre Alas, feita para o cordão carnavalesco Rosas de Ouro.

 

samba é o gênero musical associado ao carnaval, entretanto nem sempre foi assim, pois a marchinha durante um bom tempo reinou soberana nos salões de baile. Por isso, contar a história das marchinhas é, de certa forma, narrar a história do Carnaval. Ela é uma espécie de embrião das escolas de samba porque os foliões agitavam as ruas do Rio de Janeiro com seus cordões e nas festas eles cantavam e tocavam marchinhas. Hoje esse grupo de foliões se reúnem em blocos carnavalescos que além de marchinhas, cantam sambas e seguem dançando pelas ruas.

 

Questões

 

1-     Qual foi o primeiro ritmo musical associado ao carnaval?

2-     As marchinhas ainda são tocadas nos dias de hoje?

3-     De onde deriva esse ritmo?

4-     Qual foi a primeira marchinha brasileira? Quem a escreveu?

5-     Pelo sentido do texto, quem seriam os foliões? Você sabe qual a origem da palavra?


6-      

Marchinhas de Carnaval.mp3

This free website was made using Yola.

No HTML skills required. Build your website in minutes.

Go to www.yola.com and sign up today!

Make a free website with Yola